terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gustavo Veiga se apresenta no Música de Bolso


“Vê se canta com a gente / Vê se sente prazer”. Os versos da canção De Dois é uma prova da sensibilidade latente da música de Gustavo Veiga. Na parceria com o poeta Carlos Brandão, ele dá uma amostra de letra bem pensada e ritmo bem sentido. Tudo isso tem explicação na origem do cantor e compositor. Vindo da Cidade de Goiás, Gustavo Veiga é duas vezes artista: nasceu no berço cultural do Estado e numa família reconhecidamente influente nesse  meio.

Tataraneto de José Joaquim da Veiga Valle, considerado um dos grandes artistas da história goiana, Gustavo Veiga começou sua trajetória musical em casas noturnas de Goiânia, amadurecendo a cada dia como músico, e adquirindo a sensibilidade para compor. Nessa época, também participou de festivais. Em 1982, gravou o primeiro disco, com quatro músicas. A canção do início desse texto, De Dois, está lá. É o maior sucesso do cantor, considerada a melhor música goiana, segundo eleição feita pelo jornal Diário da Manhã entre músicos, compositores e arranjadores. 

Em 1986, veio o sucesso das músicas Outro Final e Sério Mistério, em seu segundo disco. Com a consagração, Gustavo Veiga pôde se apresentar ao lado de nomes como Almir Satter, Tetê Espíndola e Elizeth Cardoso. Com Emílio Santiago, Gustavo Veiga se apresentou como atração do Projeto Pixinguinha, fazendo uma turnê em vários Estados brasileiros.

Em 2001, Gustavo Veiga lançou Caravana, com produção de Dênio de Paula. Segundo a crítica musical, o disco “coroou  a voz do cantor e compositor” com “acertada escolha da sonoridade acústica”. No trabalho, Gustavo canta coisas e pessoas de Goiás com uma roupagem acústica e universal. Veio ainda o show Caravana, apresentado em diversas cidades do país, sem baixo e bateria, e com violões de aço, percussão, flauta e violoncelo.
Em 2008 foi lançado o  CD MENINO  METIDO A VALENTE também composto de músicas da dupla Gustavo Veiga e Carlos Brandão que completou 32 anos de parceria, mesclado com duas letras com Nars Chaul e uma com Marcos Caiado.A produção também é de Dênio de Paula, com participações de importantes músicos nacionais. Bateria , mixagem, masterização, foram feitas nos estúdios MIDRAJ em Los Angeles, California.
A força da música de Gustavo Veiga também é comprovada por sua permanência como patrimônio da cultura goiana. Tanto é verdade que o cantor já teve composições suas gravadas por nomes como Maria Eugênia, Gilberto Correia, Larissa Moura, Laércio Correntina, Cláudia Vieira, Grupo Essência, Ricardo Leão e etc.
Serviço:
Espetáculo: Música de Bolso
Show com o cantor Gustavo Veiga
Dia: 07/ 21h [terça]
Local: Teatro de Bolso Cici Pinheiro - Casa das Artes
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações: 3524-2421
http://casadasartesgo.blogspot.com
Contato: gustavoveigaarq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário