terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oficinas de Férias 2011

Oficinas de Teatro: Uma ótima opção para quem pretende ficar em Goiânia durante as Férias
Férias nem sempre é sinônimo de viagem. Por isso, a Secult em parceria com a Casa das Artes, promoverá a 18ª edição das Oficinas de Férias entre os dias 17 de Janeiro a 4 de fevereiro de 2011. No início do projeto, essas oficinas aconteciam no Martim Cererê, depois ficaram um tempo no Goiânia Ouro e agora se fixaram na Casa das Artes.
Serão oferecidas quatro opções de oficinas, todas dirigidas por profissionais de renome na cena teatral goiana. Com horários flexíveis e que se encaixam facilmente na rotina de quem tem as férias agitadas, as oficinas poderão ser feitas pelo público de todas as idades. Desde que os horários não choquem, uma mesma pessoa pode fazer duas modalidades. Os preços são populares e foram adaptados para um investimento de R$ 30,00 (trinta reais) por cada modalidade das oficinas.
Inscrições
Uma novidade irá facilitar a vida dos interessados em participar da 18ª Oficinas de Férias. Além da tradicional inscrição que já pode ser feita na Casa das Artes, os alunos também poderão fazer reservas através do seguinte e-mail: oficinas.casadasartes@gmail.com.
Quem opta pela reserva on-line, deve enviar: nome completo, rg, idade e telefone para contato. Deve ser enviado também a(as) opção(es) de oficinas que deseja participar. Feito isso, basta passar na Casa das Artes e efetuar o pagamento. Na modalidade “Oficina de Técnicas Circenses” com Francisco Nikollay, apenas maiores de 14 anos poderão se inscrever.
Sorteio
Quem está por dentro das redes sociais e segue o Goiânia Ouro (www.twitter.com/goianiaouro) ou a Casa das Artes (www.twitter.com/casadasartesgo) deve ficar atento durante os próximos dias, pois serão sorteados duas bolsas integrais para cada modalidade de oficinas.
Conheça as oficinas, horários disponíveis e a biografia dos respectivos gestores:

Oficina de Formação do Ator – Ivan Lima
Dias: 17/01 a 21/01
Horário: 19 às 21 h
Vagas: 25
Na maturidade, o mestre russo Stanislavski defendia a importância do Método da Ação Física. Para se compreender o método, tem-se primeiro de entender a ação física. Ela baseia-se numa premissa de toda a emoção flui independente da vontade - a menos que o ator possa sobre ela exercer total controle, assim como tem-se sobre o corpo. Dominando-se a ambos, a vontade passa a controlar emoções como os movimentos somáticos.
Na Oficina serão feitos exercícios em que a memória emocional é evocada, algo que Stanislavski desenvolveu como ferramenta de ensaio ou técnica de pesquisa. Ao final, há apenas o corpo, sob total controle. A interação entre ator e diretor passa, portanto, pelo desenvolvimento da melhor forma de desempenho, que se procura obter durante os ensaios, que será desenvolvida atrvés de Jogos Teatrais e Exercícios de Improvisação.
Ivan Lima
Formou-se Ator e Diretor Teatral pelo Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, estudou com os Professores Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Sua estréia no teatro foi em 1965 com a Comedie Française, na peça de Feydeau, Um Fil a La Patte, logo após participou de A Peregrina de W.B.Yeats, Santa Joana de Bernard Shaw.
Em 1968, um Gosto de Mel de Shelai Delaney, onde ganhou o Prêmio de Revelação. 
Em São Paulo, estréiou em 1970 com Os Mistérios do Amor de Eduardo Borsato, participando entre outros espetáculos de O Comprador de Fazendas, com Dulcina de Morais, A Vida Escrachada com Marília Pera, A Ratoeira, com Irene Ravache e Joana Fomm,Tem Banana na Banda, com Darlene Glória, A Viagem, Antonica da Silva , Bye Bye Pororoca,Boy Meets Boy, HAIR, A Paixão de Drácula, GENI, Afinal Uma Mulher de Negócios, Perfume de Camélia,A Barca de Veneza, Tartufo, com Paulo Autram, São Paulo Nigth Andei, Vison Voador, 1789 Revolução Francesa (com Maurice Bèjart),entre outros. 
Como Diretor Teatral fez Como é chato ser Deus, Os Mistérios do Amor, A Paixão de Drácula, Amor de Poeta, Na Alemanha dirigiu Dichterliebe na Ópera de Dusseldorf, Clara Schumam com Irene Ravache. 
Recentemente, em Goânia, dirigiu Laio (sucesso de público), Olho de Edgard Allan Poe, para a Cia. 0ops!.. Neste momento, está montando de seu novo espetáculo: Monólogo para um Ator.
Oficina de Expressão e Preparação Corporal – João Bosco Amaral
Dias: 24/01 a 28/01
Horário: 19 às 21 h
O Corpo é a principal ferramenta de trabalho de um ator. Pensando nisto, desenvolvemos esta oficina para trabalhar os diversos aspectos do trabalho corporal, tanto técnico quanto criativo do ator. A Oficina irá trabalhar a Consciência Corporal do aluno, buscando explorar a criatividade de criação corporal a partir de elementos do Teatro Físico, da Mímica, da Dança, da Carnavilização e do Improviso, objetivando desenvolver no aluno/ator um corpo dilatado, presente e preparado para o Jogo Cênico.
Conteúdo Programático:
- Treinamentos Energéticos
- Alongamentos
- Aquecimento físico
- Teatro Físico
- Mímese
- Conscientização física
- Acrobacias
- Concatenação de movimentos
- Partitura Corporal
- Técnicas de Dança
- Treinamentos técnicos
- Mímica
João Bosco Amaral
Ator, Diretor e pesquisador Teatral, João Bosco Amaral, apesar da tenra idade, já possui uma interessante experiência na encenação. É fundador da Cia. Teatral Oops!.. e participou de diversos espetáculos de diferentes Cias no estado de Goiás, tanto como ator, quanto como diretor. Ganhou diversos prêmios em Festivais por todo país como ator, iluminador e dramaturgo. É Criador e organizador do Festival Nacional de Teatro de Goiânia, da Temporada Casa das Artes e das Oficinas de Férias. Desenvolve cursos e oficinas em Goiânia e cidades do interior do estado. Está em cartaz atualmente com os espetáculos Tempo Esgotado, Macário, Oops!.. e Conta um Conto que Eu te Encanto e o recém estreado Olho. Já participou de mais de 200 comerciais para TV em todo o Brasil. João Bosco é reconhecido pelo trabalho de pesquisa desenvolvido no campo do Teatro Contemporâneo, tanto do ponto de vista da encenação quanto da atuação.
Oficina de Teatro Infantil – Marília Ribeiro (crianças de 06 a 14 anos)
Dias: 17/01, 19/01, 21/01, 24/01, 25/01 e 26/01
Horário: 14 às 16h
Vagas: 25 
Será constituída por jogos teatrais de improvisação para o teatro com exercícios de atuação ensinando as crianças e adolescentes, através da prática, a apreender as estruturas da linguagem teatral por meio da criatividade com descrições instruções e avaliação das cenas por parte dos alunos-atores.
Uma oficina para quebrar toda a sorte de barreiras em uma sala de ensaio com crianças que tenham ou não facilidade de verbalização e expressão dando a oportunidade de superação de si mesmas. Aprender a ouvir e respeitar, trabalhar em equipe com consciência apurada e tornar-se mais seguros com a estimulação de ações criadoras.
A oficina de teatro destinada ao público infantil busca promover a sensibilização e desinibição das crianças, através de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais e criações de cena e personagens; além de trazer jogos e brincadeiras, que são atividades sempre muito bem-vindas no processo de desenvolvimento infantil.
Marília Ribeiro
Marilia Ribeiro (atriz e autora da Cia Novo Ato formada em Artes Cênicas e realizou vasto repertório que inclui comédia, drama, tragédia e infantil) ministrou oficinas em várias cidades juntamente com a encenação de seu repertório e estão montando peças infantis como "O Príncipe Feliz".
Oficina de Técnicas Circenses – Francisco Nikollay (acima de 14 anos)
Dias: 31/01 a 4/02 de fevereiro
Horário: 19 às 21h
Vagas: 20 
Na oficina os alunos aprenderão técnicas de alongamento e expressão corporal, Acrobacia aérea ( tecido acrobático), pirofagia, acrobacia de solo, malabarismo e Clown. A idéia é que o aluno tenha uma noção das diversas técnicas que compõem um espetáculo circense e da multiplicidade de possibilidades que um artista circense deve possuir.
Conteúdo Programático:
- Alongamento
- Acrobacia de Solo
- Técnicas de Comicidade
- Tecido Acrobático
- Pirofagia
- Malabarismo
- História do circo
- Auto-Maquiagem
- Gagues Circenses
Francisco Nikollay
Francisco Nikollay é ator, artista circense e bailarino integrante da Cia. Teatral Oops!.. . Atualmente faz diversos trabalhos por toda a cidade, ministra cursos periódicos e oficinas por todo estado. Participa das Oficinas de Férias há 5 anos. Trabalha também como maquiador e preparador corporal de diversos grupos da cidade. Atualmente faz a preparação corporal dos atores da Caminhada de Fé de Trindade.
Serviço:
18ª edição das Oficinas de Férias 
Data: Entre 17 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2011
Local: Casa das Artes
Endereço: Av. anhanguera, nº 7025, Esquina com a rua R1 (Próximo ao Zoológico), no setor Oeste.
Modalidades: Formação do Ator, Expressão e Preparação Corporal, Teatro Infantil e Técnicas Circenses
Investimento: R$ 30,00 (qualquer modalidade)
Informações: 3524-2421

5 comentários:

  1. Oi, em nenhuma das modalidades é aceito crianças com menos de 14 anos?

    :)

    ResponderExcluir
  2. Qual a melhor oficina para superar timidez?

    ResponderExcluir
  3. nesses dias de ferias será apresentado algum espetaculo? obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostaria de saber se as oficinas e cursos de teatro oferecidos ao público pela Casa das Artes ocorrem apenas no período de férias ou estão disponíveis também em outros períodos do ano. Tenho interesse em entrar em contato com o mundo das artes cênicas e acredito que seria interessante participar de projetos como os praticados pela Casa das Artes. Caso sejam oferecidos em outros períodos, gostaria de saber quando e se é necessário algum conhecimento prévio ou outros requisitos para participar.

    ResponderExcluir