FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF
OFICINA | WORKSHOP DE VIEWPOINTS E INTERVENÇÕES ARQUITETÔNICAS | |
GRUPO | Daniel Colin | |
MINISTRANTE(s) CONTATO | Daniel Colin 51 3407-4989 / 51 8210-6539 | |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA | Workshop no qual são experimentados exercícios derivados da Técnica de Viewpoints, elaborada por Anne Bogart e Tina Landau. O intuito do workshop é utilizar a técnica como instrumento de percepção e ocupação de um espaço pré-determinado. Ao final do workshop, os alunos poderão apresentar uma performance/intervenção em um local especialmente escolhido pela produção do evento. Os Viewpoints (Pontos de Vista) foram originalmente desenvolvidos nos anos 70 pela coreógrafa Mary Overlie. A Teoria de Viewpoints foi adaptada para o teatro pelas diretoras Anne Bogart e Tina Landau. Viewpoints é uma filosofia traduzida em técnica de improvisação que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos e gestos. Esta técnica é muito utilizada para treinar performers, construir um grupo e criar movimento para o palco. Viewpoints é uma gama de nomes dados a certos princípios do movimento através do tempo e do espaço; nomes estes que constituem uma linguagem que discorre sobre o que acontece em cena. São nove os Viewpoints Físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Tempo, Duração, Resposta Cinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia). Intervenções Arquitetônicas:O objetivo do workshop é focar a técnica de Viewpointssobre a arquitetura de um espaço pré-determinado para, com isso, pesquisar as possibilidades dramáticas que se originam deste local. Esta idéia vem embasar a pesquisa do oficineiro sobre a importância da teatralização de espaços urbanos já que "trabalhar a partir da abordagem e apropriação teatral da silhueta urbana, supõe a consciência da transformação do uso do espaço da cidade, e isso possibilita que surjam novos vínculos entre espetáculo e público. Estes vínculos se edificam através da resignificação do uso do espaço urbano, da transformação da condição dos transeuntes e (...) do conseqüente o estado de prontidão do ator." (André Carreira – Doutor em Teatro). | |
CARGA HORÁRIA | 12 horas | |
DATA | 28 e 29 de Abril – Goiânia 30 de Abril a 02 de Maio - Brasília | |
LOCAL | Brasília: FUNARTE Goiânia: A definir | |
PÚBLICO ALVO | Atores e diretores. | |
QUANTIDADE DE VAGAS | 20 vagas | |
NECESSIDADES ESPECÍFICAS | Salas de ensaio sem espelhos, se possível. Solicitar demais informações que o ministrante ficou de enviar. | |
CURRÍCULO MINISTRANTE | Daniel Colin é Mestrando em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS) e Bacharel em Artes Cênicas (DAD-UFRGS), com larga experiência no teatro profissional portoalegrense, principalmente nos dois grupos em que trabalhou: Depósito de Teatro (2002-2008) e Teatro Sarcáustico (desde 2004). Sua pesquisa com a Técnica de Viewpoints iniciou no espetáculo GORDOS ou somewhere beyond the sea e vem sendo utilizada em todos os trabalhos que dirigiu, sobretudo em Há Vagas para Moças de Fino Trato, IntenCIDADE 1ª: VOAR e Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Troféus Braskem em Cena e Açorianos de Teatro de Melhor Espetáculo e Direção), cujas linguagens focavam a arquitetura específica dos locais apresentados. Seu último trabalho no Teatro Sarcáustico foi como diretor, dramaturgo e ator de Breves Entrevistas com Homens Hediondos. Daniel Colin é um dos artistas mais premiados em Porto Alegre, tendo recebido 5 Prêmios Tibicuera de Teatro Infantil, 4 Troféus Açorianos de Teatro, 3 Braskem em Cena e 2 Troféus RBS Cultura. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário