quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Diário de um Louco


Diário de Um Louco, extraído do conto do russo  Nicolai Gogol, tem um sentido universal, como descreve o diário de Alexander Ivanovich (interpretado pelo ator Luiz Cláudio) um funcionário público que vai dando a conhecer indiretamente sua situação frustrante e humilhante, tem quarenta e dois anos e nunca foi promovido  vive  na insignificante  função de apontar penas para o diretor  e apaixonado por sua filha Sophie  e fica sabendo por intermédio das cartas trocada por sua cachorrinha Medji que ela esta enlevada pelo nobre Teplof.

    Alexander não é fidalgo nem nobre general ou burguês, portanto o romance só se dá a nível da sua imaginação copiosa, pois não acontece na realidade desse sistema. A gradativa perda da sua identidade-realidade vai acontecendo à medida que a ação avança e o personagem tem a  consciência de ser um nada, daí busca na imaginação e na contradição com o real seu plano de fuga e vive sua irreal personalidade se julgando o rei da Amazônia,  onde acaba sendo levado a um manicômio e sendo submetido a um brutal tratamento de choque. A peça é uma alegoria da decadência escrita a tantos anos, todavia  atualíssima, a qual o ator Luiz Claudio construiu através de meses de trabalho a adaptação e interpretação do texto .

    A Cia Novo Ato através de sua encenação teve a possibilidade de jogar com a realidade brasileira mostrando suas contradições. Algumas adaptações foram feitas como no rio poluído anicunskfute referência ao anicuns, na favela compartimentada, nos livros todos blindados longe do alcance das pessoas comuns. A sabedoria inalcançada, nos quadros de violência e tortura dos tempos atuais, no personagem brincando com o planeta terra, o globo cheio de carros, poluição as ruas com cheiro podre seco sujo... várias visões e sugestões, como na cena da cadeira elétrica em que é dado o controle ao público para que este acione ou não o botão do choque. A busca da teatralização como forma de extrapolar o comum assumindo o papel de ponta de lança da sociedade, na qual a encenação distancia as coisas servindo para que o público visualize uma nova maneira de concebê-las. Um espetáculo em cuja tradução se sente a peculiaridade vibrante da literatura e principalmente do teatro. 



SERVIÇO:

Dia: 24 de Março [sábado] - 20:30h 
Espetáculo: Diário de um Louco
Cia. Novo Ato
Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 8,00 meia
Informações: 3524-2421/2422



Nenhum comentário:

Postar um comentário