sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seminário de Arte-Educação

“Teremos no futuro a forte influência dos movimentos de arte comunitária na arte-educação formal. [...] Arte comunitária no Brasil é caracterizada pelo intercâmbio de classes sociais nos Festivais de Rua, comemorações regionais e nacionais, festas religiosas, etc. [...] Embasamento teórico e exame das práticas são necessários para o avanço da arte comunitária, evitando a manipulação, que pode transformá-la em simples auxiliar de campanha política.” (Ana Mae Barbos*)
O Seminário de Arte-educação da Rede Municipal de Educação é uma iniciativa que propõe o estudo e a reflexão teórico-práticos do desenvolvimento artístico que é realizado nas Instituições Educacionais vinculadas à Rede. Por meio de oficinas, estudo de textos, debates e trocas de experiências, os profissionais da educação terão a oportunidade de pensar a Arte-educação no cotidiano educacional vivenciando atividades e refletindo acerca das mesmas, como forma de reforçar e enriquecer suas práticas pedagógicas.
A partir da vivência e da reflexão, é possível compreender melhor o processo de aprendizagem dos educandos. Além disso, importa ressaltar a necessidade de qualificação e de incentivo à formação de profissionais em uma área artística específica, para que o trabalho artístico e pedagógico se desenvolva com qualidade. Assim, ao final dos seminários, os participantes terão mais instrumentos pedagógicos para complementar o processo de ensino aprendizagem em Arte.
Leda Maria de Barros Guimarães, Professora da Universidade Federal de Goiás, será a ministrante do Seminário. Leda é Professora do Mestrado em Cultura Visual, coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais em EaD pelo programa da Universidade Aberta do Brasil. É doutora em Artes pela ECA-USP e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Tem livros publicados: Desenho, desígnio, desejo: sobre o ensino de desenho (UFPi, 1996); Objetos Populares da (Sebrae-Go/UFG, 2001) e A natureza feminina do Cerrado (2006, UFG). É membro da ANPAP e do InSEA membro da diretoria da Federação dos Arte Educadores do Brasil -FAEB. É representante do Brasil no CLEA- Conselho Latinoamericano de Educação para a Arte.
O conteúdo do Seminário será desenvolvido de acordo o tema do Festival de Arte-educação: Arte popular brasileira e suas manifestações folclóricas na contemporaneidade, por meio de discussões teóricas, leitura de textos, apreciação artística e oficinas práticas, como forma de refletir, valorizar e disseminar e perpetuar a cultura popular e o folclore, além de fornecer subsídios para criar condições de desenvolvimento prático e eficaz da Arte-educação no cotidiano escolar.
Serão oferecidas um total de 200 vagas para os professores da RME.
Data: 19/05/12 – Sábado
Local Oficinas: Casa das Artes – Av. Anhanguera nº 7025 (ao lado do Lago das Rosas)
Horário: Matutino: 7h30 às 12h
Local Seminário: Teatro Inacabado – Av. Anhanguera nº 7030 esq./P2 (em frente Lago das Rosas)
Horário: Vespertino : 13 às 17h30h
* É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário