domingo, 22 de abril de 2012

Oficina: Vivência no Teatro de Sombras

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

VIVÊNCIA NO TEATRO DE SOMBRAS

GRUPO

Cia Teatro Lumbra 

MINISTRANTE(s)
CONTATO

Alexandre Fávero (ministrante) 
Fabiana Bigarella (assistente) 
51 3446 9134 / 51 9978 5657


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

As atividades desenvolvidas na Vivência têm como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras. A investigação tem como ponto de partida do seu processo criativo a experimentação, o que possibilita o surgimento de dúvidas e questionamentos e conseqüentemente o avanço nas novas pesquisas, individuais ou coletivas, mantendo viva a inquietação necessária aos corajosos aventureiros do MUNDO DAS SOMBRAS.
Objetivo geral
-Possibilitar aos participantes a vivência dos processos envolvidos na arte e na expressividade do Teatro de Sombras.
Objetivos específicos
-Sensibilizar e estimular os participantes e o grupo a refletir e trocar suas experiências e descobertas;
-Transmitir informações e aplicar exercícios práticos, onde cada participante poderá exercitar seus conceitos, sua expressividade plástica e dramática com suas projeções em Sombras;
-Investigar a linguagem do teatro de sombras não só como uma técnica tradicional, mas como uma forma, um gênero artístico com uma expressividade e estética própria;
-Despertar o potencial criativo de cada participante, através de um processo de autoconhecimento, de troca de experiências e novas sensações;
-Possibilitar aos participantes embasamentos teóricos e experiências práticas para exercerem a função de sombrista em seus projetos artísticos autorais.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATA

07 a 11 de Maio – Goiânia
28 de Maio e 01 de Junho - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores e diretores.


QUANTIDADE DE VAGAS
12 vagas (ideal) 
20 vagas (máximo) 
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Para contratar qualquer módulo ou atividade da Vivência no Teatro de Sombras e executá-las, em cidades do Brasil ou do exterior, é importante considerar as seguintes necessidades técnicas. Caso não sejam as ideais ou as solicitadas, informar as características existentes para possíveis adaptações.
Espaço físico
O mais amplo possível. A qualidade e conforto dos participantes e técnicos dependem deste item. (para 20 pessoas a área ideal é de 200 m2, ou seja, um salão de 10m X 20m)
Pé-direito de 5m de altura. Essa altura do piso ao teto é importante para atender grupos de mais de 10 participantes. (a altura mínima é de 2,5m)
Ambiente com o mínimo de interferência externa. Fator determinante na concentração e no aprofundamento dos participantes durante os exercícios (evitar o ruído e a movimentação próximos ao local das atividades)
Segurança para armazenagem de material e equipamentos (sala trancada)
Controle de luminosidade
Controle total de iluminação externa. A escuridão é fundamental para a realização de qualquer atividade com sombras. Se o espaço existente possuir muitas aberturas, as atividades podem ser concentradas no período noturno (é importante realizar um isolamento prévio das aberturas com lona plástica preta fixada com fita plástica adesiva).
Iluminação de serviço do espaço (lâmpadas e interruptores funcionando)
Montagem e preparação do local
Possibilidade de fixação de tela de tecido de 5m X 8m no local (pontos para amarrar nas paredes ou no teto)
Tempo de 60 min. para montagem ou desmontagem de tela, equipamentos de iluminação e sonorização de médias potências em salas que ofereçam as características solicitadas. (caso as características do espaço sejam diferentes ou inadequadas, a equipe de técnicos da atividade determinará outro tempo de montagem e desmontagem da infra-estrutura)
Presença de um responsável pelo espaço para receber e acompanhar a equipe de montagem (prestará informações sobre a segurança do espaço, pontos de energia e outros detalhes para a montagem)
Energia
02 pontos de energia com força de 110 ou 220 v para ligação de sonorização e iluminação. Carga máxima de 20 ampères em disjuntor correspondente.


CURRÍCULO MINISTRANTE
Alexandre Fávero é cenógrafo, diretor, pesquisador, encenador, ator, sombrista, diretor de arte, produtor, aderecista, bonequeiro e cenotécnico com registro profissional no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversoes do Estado Rio Grande do Sul – SATED/RS. É fundador da Companhia Teatro Lumbra de Animação, do Clube da Sombra Criaçoes e Produçoes Artísticas LTDA e da Carta Zero Produtora de Arte. É associado da AGTB – Associaçao Gaúcha de Teatro de Bonecos desde 1999.

Um comentário: