domingo, 22 de abril de 2012

Oficina: Desvios no Espaço Urbano

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

DESVIOS NO ESPAÇO URBANO


GRUPO

Cia Rústica

MINISTRANTE(s)
CONTATO

Patrícia Fagundes
51 32075887 / 51 97906657

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

A oficina propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e os procedimentos cênicos na rua, de acordo com o modelo da intervenção Desvios em Trânsito, articulada pela Cia Rústica desde 2010. A idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação.
Através de uma metodologia colaborativa e festiva, de acordo com os procedimentos criativos da companhia, os participantes desenvolverão propostas autorais para a realização de uma intervenção urbana, valendo-se do seu repertório imaterial e material (figurinos, objetos, elementos pessoais). A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano. As ações não necessitam conexões óbvias: as conexões serão realizadas, ou não, pelas pessoas que observam. A  reação está a cargo das pessoas da cidade, das conexões que possam estabelecer com suas vidas, com os outros, com o mundo. 


CARGA HORÁRIA

  
12 horas

DATA

05 a 07 de Maio – Goiânia
26 a 28 de Maio - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE 
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas, performers, artistas em geral.  


QUANTIDADE DE VAGAS
18 vagas
Mais duas vagas para observadores que acompanharão a intervenção. 
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Não consta do material enviado. Entrar em contato com a responsável para entender as necessidades específicas de espaço e/ou materiais.

CURRÍCULO MINISTRANTE
Diretora da Cia Rústica e professora de direção teatral no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Doutora em Humanidades pela Universidad Carlos III de Madrid, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, como bolsista da CAPES. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos. Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Paralelo a atividade acadêmica, Patrícia Fagundes sempre manteve intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos, entre eles: O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só (2011 – Prêmio Açorianos de Melhor Direção e Melhor Figurino – Indicado aos prêmios de Melhor Espetáculo, Ator, Iluminação, Trilha Sonora, Dramaturgia, Cenografia e Produção), Clube do Fracasso ( Indicação ao Açorianos 2010 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo pelo Júri Popular), Desvios Em Trânsito (intervenção urbana),A Megera Domada (Indicação ao Açorianos 2008 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos e Braskem de Melhor Ator e Melhor Atriz), Sonho de Uma Noite de Verão ( Prêmio Açorianos Quero-Quero e Braskem 2006 de Melhor Direção, Espetáculo e Trilha Sonora), Macbeth (Indicação ao Açorianos 2004 de Melhor Direção e Produção), Pandolfo (Indicação ao Tibicuera 2005 de Melhor Direção e Espetáculo), O Beijo no Asfalto (Indicação ao Açorianos 1998 de Melhor Direção e Espetáculo, Prêmio de Melhor Produção),O Bandido e o Cantador (Indicação ao Açorianos 1996 de Melhor Direção), O Jantar (1995), Até Segunda Ordem (1993). Participou da produção e organização de eventos como Circo Teatro Universitário do Festival de Canela e o Porto Alegre Em Cena (quatro edições).

Nenhum comentário:

Postar um comentário