domingo, 22 de abril de 2012

Casa das Artes recebe oficinas do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Gaúcha



Em sua 12ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), com o patrocínio da Petrobras e Caixa, co-patrocínio dos Correios, incentivo do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e julho de 2011, espetáculos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Festival de Teatro Brasileiro levará para o Distrito Federal e Goiás, uma rica mostra do teatro feito no Rio Grande do Sul. O projeto percorre, de 3 de maio a 3 de junho, as cidades de Goiânia, Anápolis, Goiás Velho e Pirenópolis e as regiões administrativas do Gama, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto.

São 15 espetáculos dos mais variados gêneros, selecionados dentro de um universo de 109. Serão 68 apresentações.  A curadoria de Sergio Maggio e Guilherme Filho primou pela qualidade dos espetáculos, observando a inquietude tanto em temas, abordagens como em estéticas. "Ao final da curadoria, ficou o desenho de um estado cuja produção cênica se pauta na preocupação do objeto artístico, no mergulho no processo de criação e pesquisa e na ênfase em oferecer ao espectador um produto cultural que o surpreenda", relata Sérgio Maggio.

"Tivemos a oportunidade de assistir o melhor da comédia, do drama, do teatro infantil e experimental feito nos pampas. Apesar do lugar comum que é falar da dificuldade de escolha, é impossível fugir dele. Os gêneros e a variedade de temas sem dúvida exigiram mais da curadoria", acrescenta Guilherme Filho.

O teatro gaúcho será, pela primeira vez, objeto de circulação do Festival de Teatro Brasileiro.  Outras quatro cenas - baiana, pernambucana, cearense e mineira - já compuseram a programação do Festival. Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Rio Grande do Sul.

FTB e o Foco na Democratização
Além de apresentar a preços populares ou gratuitamente espetáculos de qualidade, uma das intenções do Festival do Teatro Brasileiro é contribuir para a qualificação de profissionais das diferentes etapas da cadeia produtiva das artes cênicas. Por isso, paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados oficinas de qualificação profissional.

O festival traz várias ações educativas para alunos da rede pública, já experimentadas em outras edições. Uma metodologia em três movimentos, que acontecem em dias diferentes. Num primeiro momento, professores e arte educadores realizam, em sala de aula, atividades lúdicas que instiguem a sensibilidade dos alunos para as artes cênicas, bem como leva orientações introdutórias sobre o teatro. No segundo momento, os alunos apreciam alguns espetáculos da programação. O terceiro e conclusivo movimento é a volta a sala de aula, onde os alunos são estimulados, pelos arte educadores, a refletirem sobre a experiência vivenciada.

Fortalecimento da Rede Teatral BrasileiraAs Companhias gaúchas, do DF e Goiás serão convidadas a criar elos e fortalecer os já estabelecidos. O objeto da troca é definido por eles. Pode ser o acompanhamento da montagem, diálogos sobre seus processos criativos, etc. O objetivo maior é fortalecer a reder teatral brasileira.

Histórico - Intercâmbio cultural entre os estadosCriado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. Além da Cena Baiana no Ceará e no Maranhão e da Cena Pernambucana na Bahia e em Sergipe, realizadas em 2009, o Festival já levou, por exemplo, a Cena Mineira ao Rio de Janeiro e as Cenas Baiana, Mineira e Pernambucana para Brasília. Em 2011 a Cena Mineira foi para o Rio Grande do Sul. "A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB", explica Sergio Bacelar, da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.

O FTB se preocupa também em formar platéias e melhorar o acesso do público ao teatro, sem distinção de classe social. Como detalha Sergio: "Um dos principais compromissos do FTB é o de democratizar o acesso a bens culturais, a partir de apresentações em teatros, praças e feiras. E isso é realizado tanto de forma gratuita quanto com apresentações exclusivas para alunos da rede pública".

Ao longo desses onze anos, foram 111 espetáculos vistos por mais de 120 mil pessoas, com 31.640 alunos beneficiados e 56 oficinas de qualificação ao todo. O do Festival Teatro Brasileiro já passou por 11 unidades da federação e foram quatro as cenas apresentadas: Baiana, Pernambucana, Mineira, Cearense e agora Gaúcha.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 03/05 - QUINTA-FEIRA
20h - Mundo Miúdo
21h - Cabarecht
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação
(Entrada Franca)

DIA 04/05 - SEXTA-FEIRA
20h - Mundo Miúdo
Local: Teatro Goiânia Ouro
(Entrada Franca)
21h - O Fantasma Circo - Teatro de um Homem Só
Local: Teatro Goiânia Ouro
(R$ 20 inteira/ R$ 10 meia)

DIA 05/05 - SÁBADO
16h - Mundo Miúdo
17h - Histórias da Carrocinha
18h - Gringa Errante
19h - Banda  DeFalla
20h10 - Tom Chris e Banda
21h30 - Renato Borghetti Quarteto
Local: Parque Flamboyant
(Entrada Franca)
20h - A Tecelã
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação
(Entrada Franca)
21h - O Fantástico Circo-Teatro de Um Homem Só
Local: Teatro Goiânia Ouro
(R$ 20 inteira/ R$ 10 meia)

DIA 06/05 - DOMINGO
10h - Gringa Errante
Local: Feira do Cerrado
(Entrada Franca)
15h - Mundo Miúdo
16H - Histórias da Carrocinha
19h - A Tecelã
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação
(Entrada Franca)
20h - O Fantasma Circo-Teatro de um Homem Só
Local : Teatro Goiânia Ouro
(R$ 20 inteira/ R$ 10 meia)

DIA 07/05 - SEGUNDA- FEIRA
10h - Miséria, Servidor de Dois Estanceiros
Local: Circo Lahetô (Ação de Formação) - Goiânia
10h - Gringa Errante
16h - Mundo Miúdo
Local: Parque Ipiranga (Ação de Formação) - Anápolis

DIA 08/05 - TERÇA-FEIRA
10h - Miséria, Servidor de Dois Estanceiros
Local: Praça Airton Senna, Jardim Curitiba  (Ação de Formação) - Goiânia
21h - Borboletas de Sol de Asas Magoadas
Local: Teatro Goiãnia Ouro - Goiânia
(R$ 20 inteira/ R$ 10 meia)
10h - Gringa Errante
16h - Mundo Miúdo
Local: Colégio Sant'Ana (Ação de Formação) - Goiás Velho
(Entrada Franca)

DIA 09/05 - QUARTA - FEIRA
10h - Miséria, Servidor de Dois Estanceiros
20h - Cinta Liga-Desliga
Local: Teatro Instituto Federal de Educação (Ação de Formação) - Goiânia
(Entrada Franca)
21h - Borboletas de Sol de Asas Magoadas
Local: Teatro Goiãnia Ouro - Goiânia
(R$ 20 inteira/ R$ 10 meia)
10h - Gringa Errante
16h - Mundo Miúdo
Local: Praça da Matriz - Hidrolândia
(Entrada Franca)

DIA 10/05 - QUINTA- FEIRA
20h - Cinta Liga-Desliga
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação - Goiânia
(Entrada Franca)
19h - Miséria, Servidor de Dois Estanceiros
Parque Ipiranga - Anápolis
(Entrada Franca)
DIA 11/05 -SEXTA-FEIRA
16h30 - Miséria, Servidor de Dois Estanceiros
Local: Escola Lyceu de Goiás - Goiás Velho
(Entrada Franca)

DIA 12/05 - SÁBADO
16h - Sacy Pererê
Local: Teatro Goiãnia Ouro - Goiânia
(R$ 10 inteira/ R$ 5 meia)
20h - Dentro Fora
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação - Goiânia
(Entrada Franca)
DIA 13/05 - DOMINGO
16h - Sacy Pererê, A Lenda da Meia-Noite
Local: Teatro Goiãnia Ouro - Goiânia
(R$ 10 inteira/ R$ 5 meia)
20h - DentroFora
Local: Teatro do Instituto Federal de Educação - Goiânia
(Entrada Franca)


PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

PROGRAMAÇÃO GOIÂNIA:
28 e 29 de Abril
Oficina: Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas com Daniel Colin
Local: Casa das Artes
Horário: 14 às 18 horas

5 a 7 de Maio
Oficina: Desvios em Espaço Urbano com Patrícia Fagundes
Local: Casa das Artes
Horário: 14 às 18 horas

7 a 11 de Maio
Oficina: Vivência no Teatro de Sombras com Alexandre Fávero
Local: Casa das Artes
Horário: 18 às 22 horas

9 a 13 de Maio
Oficina: Verticalidade Cênica com o Grupo Falos & Stercus
Local:Casa das Artes
Horário: 18 às 22 horas

PROGRAMAÇÃO BRASÍLIA:
30 de Abril a 02 de Maio
Oficina: Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas com Daniel Colin
Local: FUNARTE - Sala de Ensaio
Horário: 18h30 às 22h30

16 a 20 de Maio
Oficina: Verticalidade Cênica com o Grupo Falos & Stercus
Local: FUNARTE - Teatro Plinio Marcos
Horário: 10 - 13h OU 14 às 17 horas (CONSULTAR OFICINANDOS)

26 a 28 de Maio:
Oficina: Desvios em Espaço Urbano com Patrícia Fagundes
Local: FUNARTE
Horário: 14 às 18 horas - Sala de Ensaio

28 de Maio a 01 de Junho
Oficina: Vivência no Teatro de Sombras com Alexandre Fávero
Local: FUNARTE
Horário: 18 às 22 horas - Teatro ou Sala de Ensaio

2 a 4 de Junho
Oficina: Silêncio e Memória das Palavras - Dramaturgia de Teatro para a Infância
Local: FUNARTE
Horário: Sábado e domingo: 10 às 18 horas (intervalo para almoço) - Sala de Ensaio
Segunda: 14 às 18 horas - Sala de Ensaio

Serviço: Festival do Teatro Brasileiro - Cena Gaúcha
De 3 de maio a 3 de junho
Etapa Goiás - 3 a 13 de maio
Etapa Distrito Federal - 15 de maio a 3 de junho


Workshop: Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

WORKSHOP DE VIEWPOINTS E INTERVENÇÕES ARQUITETÔNICAS 

GRUPO

Daniel Colin


MINISTRANTE(s)
CONTATO

Daniel Colin
51 3407-4989 / 51 8210-6539

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

Workshop no qual são experimentados exercícios derivados da Técnica de Viewpoints, elaborada por Anne Bogart e Tina Landau. O intuito do workshop é utilizar a técnica como instrumento de percepção e ocupação de um espaço pré-determinado. Ao final do workshop, os alunos poderão apresentar uma performance/intervenção em um local especialmente escolhido pela produção do evento.
Os Viewpoints (Pontos de Vista) foram originalmente desenvolvidos nos anos 70 pela coreógrafa Mary Overlie. A Teoria de Viewpoints foi adaptada para o teatro pelas diretoras Anne Bogart e Tina Landau.
Viewpoints é uma filosofia traduzida em técnica de improvisação que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos e gestos. Esta técnica é muito utilizada para treinar performers, construir um grupo e criar movimento para o palco. Viewpoints é uma gama de nomes dados a certos princípios do movimento através do tempo e do espaço; nomes estes que constituem uma linguagem que discorre sobre o que acontece em cena. São nove os Viewpoints Físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Tempo, Duração, Resposta Cinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia).
Intervenções Arquitetônicas:O objetivo do workshop é focar a técnica de Viewpointssobre a arquitetura de um espaço pré-determinado para, com isso, pesquisar as possibilidades dramáticas que se originam deste local. Esta idéia vem embasar a pesquisa do oficineiro sobre a importância da teatralização de espaços urbanos já que "trabalhar a partir da abordagem e apropriação teatral da silhueta urbana, supõe a consciência da transformação do uso do espaço da cidade, e isso possibilita que surjam novos vínculos entre espetáculo e público. Estes vínculos se edificam através da resignificação do uso do espaço urbano, da transformação da condição dos transeuntes e (...) do conseqüente o estado de prontidão do ator." (André Carreira – Doutor em Teatro).

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATA

28 e 29 de Abril – Goiânia
30 de Abril a 02 de Maio - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores e diretores.


QUANTIDADE DE VAGAS
20 vagas
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Salas de ensaio sem espelhos, se possível. 
Solicitar demais informações que o ministrante ficou de enviar. 

CURRÍCULO MINISTRANTE
Daniel Colin é Mestrando em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS) e Bacharel em Artes Cênicas (DAD-UFRGS), com larga experiência no teatro profissional portoalegrense, principalmente nos dois grupos em que trabalhou: Depósito de Teatro (2002-2008) e Teatro Sarcáustico (desde 2004).
Sua pesquisa com a Técnica de Viewpoints iniciou no espetáculo GORDOS ou somewhere beyond the sea e vem sendo utilizada em todos os trabalhos que dirigiu, sobretudo em Há Vagas para Moças de Fino TratoIntenCIDADE 1ª: VOAR Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Troféus Braskem em Cena e Açorianos de Teatro de Melhor Espetáculo e Direção), cujas linguagens focavam a arquitetura específica dos locais apresentados. Seu último trabalho no Teatro Sarcáustico foi como diretor, dramaturgo e ator de Breves Entrevistas com Homens Hediondos.
Daniel Colin é um dos artistas mais premiados em Porto Alegre, tendo recebido 5 Prêmios Tibicuera de Teatro Infantil, 4 Troféus Açorianos de Teatro, 3 Braskem em Cena e 2 Troféus RBS Cultura.

Oficina: Desvios no Espaço Urbano

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

DESVIOS NO ESPAÇO URBANO


GRUPO

Cia Rústica

MINISTRANTE(s)
CONTATO

Patrícia Fagundes
51 32075887 / 51 97906657

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

A oficina propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e os procedimentos cênicos na rua, de acordo com o modelo da intervenção Desvios em Trânsito, articulada pela Cia Rústica desde 2010. A idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação.
Através de uma metodologia colaborativa e festiva, de acordo com os procedimentos criativos da companhia, os participantes desenvolverão propostas autorais para a realização de uma intervenção urbana, valendo-se do seu repertório imaterial e material (figurinos, objetos, elementos pessoais). A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano. As ações não necessitam conexões óbvias: as conexões serão realizadas, ou não, pelas pessoas que observam. A  reação está a cargo das pessoas da cidade, das conexões que possam estabelecer com suas vidas, com os outros, com o mundo. 


CARGA HORÁRIA

  
12 horas

DATA

05 a 07 de Maio – Goiânia
26 a 28 de Maio - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE 
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas, performers, artistas em geral.  


QUANTIDADE DE VAGAS
18 vagas
Mais duas vagas para observadores que acompanharão a intervenção. 
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Não consta do material enviado. Entrar em contato com a responsável para entender as necessidades específicas de espaço e/ou materiais.

CURRÍCULO MINISTRANTE
Diretora da Cia Rústica e professora de direção teatral no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Doutora em Humanidades pela Universidad Carlos III de Madrid, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, como bolsista da CAPES. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos. Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Paralelo a atividade acadêmica, Patrícia Fagundes sempre manteve intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos, entre eles: O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só (2011 – Prêmio Açorianos de Melhor Direção e Melhor Figurino – Indicado aos prêmios de Melhor Espetáculo, Ator, Iluminação, Trilha Sonora, Dramaturgia, Cenografia e Produção), Clube do Fracasso ( Indicação ao Açorianos 2010 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo pelo Júri Popular), Desvios Em Trânsito (intervenção urbana),A Megera Domada (Indicação ao Açorianos 2008 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos e Braskem de Melhor Ator e Melhor Atriz), Sonho de Uma Noite de Verão ( Prêmio Açorianos Quero-Quero e Braskem 2006 de Melhor Direção, Espetáculo e Trilha Sonora), Macbeth (Indicação ao Açorianos 2004 de Melhor Direção e Produção), Pandolfo (Indicação ao Tibicuera 2005 de Melhor Direção e Espetáculo), O Beijo no Asfalto (Indicação ao Açorianos 1998 de Melhor Direção e Espetáculo, Prêmio de Melhor Produção),O Bandido e o Cantador (Indicação ao Açorianos 1996 de Melhor Direção), O Jantar (1995), Até Segunda Ordem (1993). Participou da produção e organização de eventos como Circo Teatro Universitário do Festival de Canela e o Porto Alegre Em Cena (quatro edições).

Oficina: Vivência no Teatro de Sombras

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

VIVÊNCIA NO TEATRO DE SOMBRAS

GRUPO

Cia Teatro Lumbra 

MINISTRANTE(s)
CONTATO

Alexandre Fávero (ministrante) 
Fabiana Bigarella (assistente) 
51 3446 9134 / 51 9978 5657


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

As atividades desenvolvidas na Vivência têm como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras. A investigação tem como ponto de partida do seu processo criativo a experimentação, o que possibilita o surgimento de dúvidas e questionamentos e conseqüentemente o avanço nas novas pesquisas, individuais ou coletivas, mantendo viva a inquietação necessária aos corajosos aventureiros do MUNDO DAS SOMBRAS.
Objetivo geral
-Possibilitar aos participantes a vivência dos processos envolvidos na arte e na expressividade do Teatro de Sombras.
Objetivos específicos
-Sensibilizar e estimular os participantes e o grupo a refletir e trocar suas experiências e descobertas;
-Transmitir informações e aplicar exercícios práticos, onde cada participante poderá exercitar seus conceitos, sua expressividade plástica e dramática com suas projeções em Sombras;
-Investigar a linguagem do teatro de sombras não só como uma técnica tradicional, mas como uma forma, um gênero artístico com uma expressividade e estética própria;
-Despertar o potencial criativo de cada participante, através de um processo de autoconhecimento, de troca de experiências e novas sensações;
-Possibilitar aos participantes embasamentos teóricos e experiências práticas para exercerem a função de sombrista em seus projetos artísticos autorais.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATA

07 a 11 de Maio – Goiânia
28 de Maio e 01 de Junho - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores e diretores.


QUANTIDADE DE VAGAS
12 vagas (ideal) 
20 vagas (máximo) 
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Para contratar qualquer módulo ou atividade da Vivência no Teatro de Sombras e executá-las, em cidades do Brasil ou do exterior, é importante considerar as seguintes necessidades técnicas. Caso não sejam as ideais ou as solicitadas, informar as características existentes para possíveis adaptações.
Espaço físico
O mais amplo possível. A qualidade e conforto dos participantes e técnicos dependem deste item. (para 20 pessoas a área ideal é de 200 m2, ou seja, um salão de 10m X 20m)
Pé-direito de 5m de altura. Essa altura do piso ao teto é importante para atender grupos de mais de 10 participantes. (a altura mínima é de 2,5m)
Ambiente com o mínimo de interferência externa. Fator determinante na concentração e no aprofundamento dos participantes durante os exercícios (evitar o ruído e a movimentação próximos ao local das atividades)
Segurança para armazenagem de material e equipamentos (sala trancada)
Controle de luminosidade
Controle total de iluminação externa. A escuridão é fundamental para a realização de qualquer atividade com sombras. Se o espaço existente possuir muitas aberturas, as atividades podem ser concentradas no período noturno (é importante realizar um isolamento prévio das aberturas com lona plástica preta fixada com fita plástica adesiva).
Iluminação de serviço do espaço (lâmpadas e interruptores funcionando)
Montagem e preparação do local
Possibilidade de fixação de tela de tecido de 5m X 8m no local (pontos para amarrar nas paredes ou no teto)
Tempo de 60 min. para montagem ou desmontagem de tela, equipamentos de iluminação e sonorização de médias potências em salas que ofereçam as características solicitadas. (caso as características do espaço sejam diferentes ou inadequadas, a equipe de técnicos da atividade determinará outro tempo de montagem e desmontagem da infra-estrutura)
Presença de um responsável pelo espaço para receber e acompanhar a equipe de montagem (prestará informações sobre a segurança do espaço, pontos de energia e outros detalhes para a montagem)
Energia
02 pontos de energia com força de 110 ou 220 v para ligação de sonorização e iluminação. Carga máxima de 20 ampères em disjuntor correspondente.


CURRÍCULO MINISTRANTE
Alexandre Fávero é cenógrafo, diretor, pesquisador, encenador, ator, sombrista, diretor de arte, produtor, aderecista, bonequeiro e cenotécnico com registro profissional no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversoes do Estado Rio Grande do Sul – SATED/RS. É fundador da Companhia Teatro Lumbra de Animação, do Clube da Sombra Criaçoes e Produçoes Artísticas LTDA e da Carta Zero Produtora de Arte. É associado da AGTB – Associaçao Gaúcha de Teatro de Bonecos desde 1999.

Oficina: Verticalidade Cênica

FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO – CENA GAÚCHA
ETAPAS: GOIÁS E DF

OFICINA

VERTICALIDADE CÊNICA

GRUPO

Grupo Falos & Stercus

MINISTRANTE(s)
CONTATO

Jeremias Lopes - jjfalos@yahoo.com.br - 51 8454.5178                             Fábio Cunha - fabiocunha_70@hotmail.com - 51 8465.1021 Marcelo Restori - restori@ibest.com.br -  51 8417.1777       

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E
METODOLOGIA

- Apresentação dos principais materiais técnicos: cadeirinha, mosquetões, fitas, cordas, etc;
- Noções básicas de segurança; 
- Domínio dos equipamentos; 
- Noção de foco na corda;
- Técnicas de ascensão, evolução e descida;
- Desenvolvimento da postura cênica na corda;
- Criação de partituras aéreas;
- Equilíbrio e desequilíbrio nas cordas;
- A transformação do rappel para a cena;      
- Pesquisa espacial;
- Noções de investigação dramatúrgica do grupo a partir da leitura dos movimentos corporais;
- A construção de um estado de jogo permanente e coletivo, a partir de diferentes técnicas teatrais. 

CARGA HORÁRIA

15 horas

DATA

09 a 13 de Maio – Goiânia
16 a 20 de Maio - Brasília


LOCAL

Brasília: FUNARTE
Goiânia: A definir

PÚBLICO ALVO

Atores circenses.


QUANTIDADE DE VAGAS
12 vagas (ideal) 
20 vagas (máximo) 
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
- Um produtor local;
- Um técnico de rappel para montagem de cordas na oficina e intervenção cênica;
- Local com pé direito mínimo de 6 (seis) metros, com estrutura que permita ancoragem de cordas com suporte para 200kg (ginásio de esportes, teatro, galpão, etc.)
- Escada, andaime ou guindaste para montagem das cordas (dependendo do espaço);
- Água, frutas e café;
- Um equipamento de som simples para oficina (dependendo do local onde será feita intervenção cênica, pode ser avaliada a necessidade de um equipamento de som mais potente);
- Colchonetes;
- Local seguro (chaveado) para guardar equipamentos;
Obs.: O grupo disponibiliza para a oficina duas cordas verticais. Caso haja interesse na montagem de uma tirolesa (corda ancorada na horizontal) ou de um número maior de cordas verticais, fica a cargo da produção local o investimento nos demais equipamentos.
No quinto dia, o grupo propõe uma intervenção cênica na paisagem urbana da cidade, sendo importante que os participantes tenham uma disponibilidade de tempo um pouco maior neste dia.
Obs: É necessário no mínimo 1 (um) turno para montagem das cordas em teatro ou 1 (um) dia em espaço alternativo.
CURRÍCULO
MINISTRANTE
A Oficina Verticalidade Cênica com o Falos & Stercus, desenvolvida pelos atores Fábio Cunha, Jeremias Lopes e pelo diretor Marcelo Restori, tem como princípio fundamental desenvolver as técnicas radicais do rappel para transformá-las em material de expressão cênica. Nestes encontros, o jogo dramático e a técnica proposta se mesclam para a construção de uma linguagem híbrida e de expressão artística. O rappel cênico faz parte das investigações interdisciplinares do Falos & Stercus,  pesquisa que vem sendo construída ao longo dos 21 anos de existência do grupo e que o faz ser reconhecido pelo seu caráter original e de exceção.